Cada dia  se faz mais necessário a intensificação do controle na gestão de frotas de veículo. A falta de segurança pública e os recursos cada vez mais restritos das empresas, obrigam gestores a serem mais eficazes e prevenir, ao invés de remediar situações. Os fatores relacionados à frota são inúmeros e exigem atenção regular. A consequência deste cenário é a necessidade da modernização da gestão veicular.

Abaixo, conheça algumas das dicas mais importantes para aumentar a produtividade de sua frota, e proteger o patrimônio ativo de sua empresa:

  • Monitore, analise e corrija o comportamento de seus motoristas

Entendendo que toda empresa precisa cortar gastos com o consumo de combustível, uma maneira de evitar problemas de trânsito e manter a boa conservação da frota é investir na capacitação de seus motoristas e colaboradores.

Além do treinamento, o monitoramento constante através de ferramentas de gestão, proporciona um ótimo panorama sobre a efetividade dos treinamentos recebidos, bem como entender em que pontos os processos podem ser melhorados para evitar evasões de receitas.

  • Faça manutenção de veículos regularmente

A manutenção preventiva das frotas é imprescindível para a segurança, economia e eficiência das operações de transportes. A falta de manutenção pode ocasionar paradas não planejadas, facilitando colisões e assaltos, resultando na eventual perda da carga e do caminhão. Estabeleça uma política de manutenção preventiva na empresa, controlando a vida útil e checando as avarias das peças de cada veículo.

  • Previna acidentes com cargas perigosas

Acidentes de transito configuram uma realidade constante para empresas que operam com uma grande quantidade de veículos. Alguns dos mais perigosos podem ser destacados como cargas inflamáveis, materiais biológicos ou outras substâncias danosas ao contato humano e ao meio ambiente.

Para estes casos, previna a sua frota de envolver-se em acidentes, através do planejamento efetivo de rotas mais tranquilas e com menos influências do ambiente externo (rodovias ruins, declives, etc).

Previna também erros humanos através de um monitoramento próximo das rotas destas cargas, e orientações constantes aos motoristas – indicando possíveis problemas na estrada, engarrafamentos, ou até mesmo, controle das horas de jornada da sua equipe. Este monitoramento pode não apenas evitar acidentes, como auxiliar em questões judiciais contra dados causados por terceiros.

  • Impeça os desvios internos de mercadorias

O uso de ferramentas de gestão e rastreamento veicular permite que o gestor monitore todos os movimentos da frota. Através destas ferramentas, a gestão de logística tem a oportunidade de investigar o que acontece dentro do baú dos veículos, ou evitar paradas desnecessárias de motoristas em locais perigosos.  Assim, os riscos são reduzidos, e é muito mais fácil de acompanhar as ocorrências inibindo funcionários contra movimentações suspeitas.

  • Dificulte os roubos de cargas e de veículos

A atualidade mostra que a atuação de roubo de veículos e frotas é constante e muito bem organizada. O Brasil é um dos líderes de roubos de cargas no mundo. Para agir contra esta perigosa realidade, um bom sistema de gestão e monitoramento de frotas, deve estar a frente em tudo que diz respeito a inovação no controle de atividades suspeitas.

Anti-jammers, botão antissequestro, bloqueadores de gasolina, travamento de portas são algumas das opções mais oferecidas. Além disso, a central 24h oferece apoio constante e contato com a polícia, gerenciando possíveis intervenções.  O monitoramento de veículos também é um ótimo argumento na hora de reduzir valores nos contratos de seguro de seus veículos.

 

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos auxiliar a sua empresa a proteger sua equipe e frota de veículos.

Comments are closed.

botão whatsapp